Link Building

Link building é o trabalho de conseguir links para determinado site ou página, com o objetivo de criar mais relevância na Web e nos mecanismos de busca. Uma vez que um dos principais critérios dos mecanismos de busca para um site estar bem posicionado são os links que ele recebe, fazer um bom link building é crucial numa estratégia de SEO.

Fala-se muito que nos últimos tempos o Google tem reduzido a ênfase nos links para o posicionamento de um site. Na verdade, segundo exaustivas análises da Conversion, o que o Google tem feito é melhorado a sua maneira de avaliar a qualidade de um link.

Por que link building é tão importante

O Google avalia a reputação e autoridade de um site pelos links que ele recebe. Podemos dizer que bons links são o motor do SEO. Links são fundamentais porque, na Internet, a relação entre sites se dá com links de uma página para outra, de um site para outro.

Desta maneira, quando uma página tem um link ela diz que a outra é confiável. Links funcionam como “votos” de páginas que elegem outras páginas, outros conteúdos: fazer um link é como dizer seus visitantes que eles devem ler a outra página.

Como o Google avalia os links

Para avaliar o link de uma página à outra, o Google leva diversos fatores em conta, mas os principais são:

  • a) o contexto em que o link aparece;
  • b) o texto que aparece no link e
  • c) se o link é dofollow ou nofollow.

Se, por exemplo, algum site muito relevante no setor de educação linkar outra página com a âncora “curso de inglês”, é meio caminho andado para que a página linkada fique bem posicionada para a palavra-chave em questão. Mas se este mesmo link tiver a tag rel=“nofollow” não fará a mínima diferença no algoritmo do Google, embora possa trazer a visita de pessoas que visualizavam aquela página, o que não deixa de ser importante.

Links de qualidade

Há diversas maneiras de se conseguir links, mas é preciso tomar muito cuidado porque links ruins, irrelevantes, podem, em vez de fazer um site ficar bem posicionado, causar o efeito contrário e acontecer mesmo de ele ser banido do Google.

Bons links são aqueles links “naturais”, relevantes tanto para quem linka quanto para quem é linkado. Além disso, vale acrescentar que os melhores links são os mais difíceis de conseguir.

Tenha sempre um bom conteúdo

Para fazer link building, antes de tudo procure publicar bom conteúdo em seu site ou blog, porque esta é a melhor maneira de ser linkado (aliás, sem bom conteúdo seu site nunca ficará bem posicionado no Google).

Quando um artigo relevante é publicado, outros sites e blogs tendem a querer dar sua opinião e, com isso, fazem referência à sua página com um link.

Quando seu produto é relevante, blogs especializados poderão fazer o review, falar de seu produto e recomendá-lo com um link a outros usuários.

Prospecção ativa de links

É possível, também, fazer prospecção ativa de links. Isso se assemelha à assessoria de imprensa, que produz releases e vive caçando sites, blogs e páginas que poderiam criar links para seu site.

Quando se faz link building, não há uma receita de bolo e o principal segredo é conseguir sempre links bons e relevantes, conseguir os links que seus concorrentes já possuem (ou equivalentes) e, principalmente, links que seus concorrentes jamais poderiam conseguir.

Conteúdo relacionado

Temos relacionada abaixo uma série de conteúdos que podem ser úteis para quem deseja fazer link building por conta própria. A Conversion oferece Consultoria SEO, caso deseje contar com uma agência especializada em SEO para ajudá-lo a obter bons resultados no Google.

Lista atualizada no dia 07/10/2013

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento