Veja os 8 erros mais comuns em SEO e saiba como evitá-los

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Problemas na área de otimização geram desperdício de recursos

Erros de SEO acontecem, afinal, trata-se de uma disciplina baseada em testes. Mas por essa mesma razão, é possível evitar problemas através da experiência que outros profissionais tiveram.

Ao redor do mundo, especialistas da área realizam experimentos diários para chegar a conclusões sobre as melhores práticas atuais de otimização para mecanismos de busca

É exatamente sobre isso que se trata este artigo. A seguir, conheça os principais erros cometidos em SEO e aprenda a evitar eventuais problemas.

Os 8 erros mais comuns de SEO

Um icone de exclamação

Falar sobre os erros de SEO mais comuns não é tão simples quanto parece. Em um universo dinâmico, é comum que especialistas se contradigam ou que, em uma possível atualização de algoritmo, de um dia pro outro uma técnica se torne obsoleta ou funcional. 

Contudo, alguns erros parecem extrapolar as barreiras do tempo. Sejam eles técnicos ou sobre expectativas, é possível evitá-los ao reconhecer os padrões. Abaixo, veja uma lista com alguns dos mais corriqueiros.

1. Esperar resultados de SEO em curto prazo

É comum que as pessoas que investem em marketing digital sejam imediatistas.

Isso faz algum sentido, por exemplo, quando se fala em mídia paga. Mas para a otimização para mecanismos de busca, os resultados não aparecem tão rapidamente. Por outro lado, são bem mais duradouros.

A indexação pode ser acelerada por meio do sitemap ou das solicitações manuais do Google. Mas a classificação entre os dez primeiros resultados pode levar em média dois anos (Ahrefs, 2017). Esse valor pode ser reduzido levando em conta fatores de ranqueamento importantes como a idade da página, a autoridade de domínio e os backlinks.

Por isso, esperar resultados instantâneos é um erro. Por outro lado, é uma certeza que em SEO eles irão perpetuar. Paciência e continuidade do projeto são fatores essenciais. 

2. Investir em quantidade em vez de qualidade de conteúdo

Um erro muito comum em SEO é o investimento em quantidade de conteúdo. Muitos administradores recorrem a alternativas mais acessíveis para a criação, negligenciando a qualidade do texto. 

A verdade é que, para alcançar a primeira página nos principais buscadores, é preciso se concentrar nas diretrizes de qualidade indicadas pelo Search Quality Evaluator do Google, conhecidos como E-E-A-T

  • Experience (Experiência): experiências originais vivenciadas pelo autor;
  • Expertise (Especialização): domínio do autor sobre o tema do texto;
  • Authoritativeness (Autoridade): credibilidade do autor;
  • Trustworthiness (Confiança): informações confiáveis e navegação segura.

Isso reflete o principal objetivo de um motor de pesquisa: levar informações fidedignas ao usuário. O foco em quantidade pode até atrair algum público, mas com o crescimento de páginas concorrentes, perderá posições para páginas de qualidade superior.

3. Não monitorar ativamente erros técnicos

Nem mesmo o site mais bem planejado está imune aos problemas técnicos e às atualizações dos algoritmos. 

Websites e motores de busca são dinâmicos. Por isso, o monitoramento recorrente, realizado por meio de auditorias, é fundamental. Somente a checagem constante garante a boa saúde das páginas.

4. Fazer troca e compra de links

Para SEO, os backlinks são ferramentas poderosas, responsáveis pelos ganhos de autoridade das páginas e de domínios inteiros. 

Foi assim que surgiram os mercados clandestinos de troca e compra de links, nos quais páginas realizam a linkagem recíproca ou até mesmo transações monetárias para fortalecimento. 

Essas são práticas condenadas pelos buscadores (black hat), que desejam que as referências em sites terceiros sejam orgânicas. Essas ações podem levar a punições severas no ranqueamento.

5. Não fazer testes de SEO científicos

Os testes científicos são armas poderosas de um profissional de SEO. Nesse método, a observação e a interpretação de dados são utilizadas para garantir o aperfeiçoamento das estratégias. 

É por meio de tentativa e erro que se chega a conclusões definitivas na área. Artigos, cursos e especialistas podem ajudar, mas somente a avaliação fria dos números é capaz de trazer a certeza necessária para a evolução em SEO.

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6. Focar apenas em criar conteúdos novos, em vez de otimizar os antigos

Outro erro que diz respeito ao marketing de conteúdo é o foco na criação de novas peças, deixando de lado a otimização de outras que já estão no ar. 

Muitas vezes, o site possui diversas páginas com má performance e, em vez de retornar a elas para realizar melhorias, a decisão é por seguir criando novos textos para outras palavras-chave

A otimização de conteúdos antigos é a melhor maneira de mantê-los atuais, adequar-se ao eventual crescimento dos concorrentes e poupar esforços das equipes.

7. Comparar busca orgânica com busca paga

As buscas orgânicas e pagas frequentemente são alvo de comparações. Contudo, seus objetivos e funções são diferentes em uma estratégia de marketing, podendo ser até complementares. 

A única maneira justa de compará-las é por meio das avaliações em longo prazo, levando em conta os investimentos realizados em cada uma. Ainda assim, os dados extraídos podem não corresponder a uma verdade absoluta, dado o fato de que o SEO continua a gerar resultados indefinidamente. 

8. Fazer redirecionamentos e perder tráfego

Os redirecionamentos são uma parte importante em ações de SEO. Contudo, é preciso saber aplicá-los com coerência. 

Para se ter uma ideia, um redirect 301 (que indica ao motor de pesquisa que uma página foi movida para outro local) representa uma queda de tráfego de, em média, 15% (Moz, 2016). Isso pode ocasionar uma derrubada substancial de visitas. 

Por essa razão, sua aplicação deve ser feita da forma correta e somente quando for realmente necessária.

Existe uma maneira prática para evitar os principais erros de SEO e garantir o sucesso da estratégia. Nesse caso, a solução é contar com um parceiro com experiência de mercado e cultura de experimentação diária. 

Se você tem interesse na contratação de serviços de uma agência especializada no assunto, entre em contato conosco. Um de nossos consultores avaliará as suas necessidades e oferecerá o melhor serviço. 

Escrito por Lucas Amaral

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