SEO Internacional são técnicas de otimização voltadas para aumentar a visibilidade de um site em resultados de busca de diversos países, considerando fatores como idioma, cultura e região.
Expandir sua presença digital para além das fronteiras do seu país pode ser um passo decisivo para aumentar o alcance do seu negócio. É nesse cenário que entra o SEO internacional!
Em projetos que visam operar em diversos países ou atender pessoas que falam outras línguas, o SEO internacional vai garantir que seu site apareça nos resultados de busca. Afinal, concorrência e palavras-chave podem variar bastante de um mercado para outro. Continue a leitura para saber mais!
O que é SEO Internacional?
SEO Internacional é a prática de adaptar um site para ser relevante, visível e competitivo em mecanismos de busca de diferentes países e idiomas.
Seu objetivo é otimizar sites e conteúdos de modo que eles tenham um melhor posicionamento independente do lugar ou região que o seu negócio estiver.
Por isso, podemos dizer que investir em SEO Internacional abre novas oportunidades para construção de relacionamento com clientes globais, melhora a experiência do usuário em diferentes regiões e ainda permite estabelecer autoridade no seu segmento.
Os principais pilares são:
- Idioma: tradução e adaptação cultural do conteúdo como expressões regionais;
- Localização: customização para hábitos e necessidades locais, como moeda, referências culturais;
- Técnica: configurações como domínios regionais (exemplo.: .com.br), tags hreflang (para indicar versões do site) e hospedagem em servidores locais.
Quando investir em SEO Internacional?
O investimento em SEO Internacional torna-se estratégico — e necessário! — quando uma empresa identifica oportunidades de crescimento além de seu país ou idioma.
Se você está em dúvida se faz sentido investir nessa estratégia, responder as perguntas abaixo pode ajudar:
- Existe uma demanda comprovada em mercados externos?
- O seu site está recebendo tráfego orgânico de outros países ou solicitações de clientes estrangeiros?
- Há pesquisas de mercado que apontem para um nicho pouco explorado?
Caso a resposta tenha sido para qualquer uma das perguntas, talvez seja o momento do seu negócio construir uma estratégia de SEO internacional. A Conversion, por exemplo, criou um site em inglês e passou a oferecer atendimento para contas globais que atuam no Brasil.
Como construir sua estratégia de SEO Internacional
Quer levar seu SEO para outros países? Não é só traduzir conteúdo e torcer. Você precisa entrar na cabeça do seu público internacional. Veja como construir sua estratégia:
Defina seu público-alvo
Antes de começar a produzir conteúdo em outras línguas, entenda: será necessário mergulhar na cultura, forma de comunicação e os hábitos de consumo do seu público-alvo internacional.
Não adianta falar “ah, vamos para a Alemanha” sem saber como os alemães pesquisam. Só assim você garante que as estratégias de SEO atendam às expectativas dos usuários e estejam alinhadas com seus valores e interesses.
Para entender seu público, faça isso:
- Use o Google Trends comparando países.
- Entre em fóruns locais (tipo Reddit) para ver como as pessoas falam dos seus produtos.
Um exemplo clássico é o cardápio do McDonalds. No Brasil, não temos opções vegetarianas — ao contrário da Índia, em que mais de 50% do cardápio é vegetariano. Viu como é importante conhecer seu público?
Analise a sua concorrência
Nós sempre recomendamos realizar uma análise da concorrência voltado para a estratégia do canal orgânico, e no cenário de internacionalização do seu negócio, este é um ótimo ponto de partida da sua estratégia.
Ao analisar os concorrentes, olhe para as estratégias de conteúdo, links internos e, se possível, avalie até mesmo a estrutura técnica de seus sites para entender o que gera bons resultados.
Faça pesquisa de palavras-chave
Palavras-chave que funcionam em um idioma podem não trazer o mesmo resultado em outro. Mesmo em inglês! Inclusive, há muitas diferenças entre o inglês americano e o britânico, por exemplo.
Por isso, a escolha das palavras-chave deve ser de acordo com a região que o seu site quer ranquear.
Para isso, você pode configurar sua ferramenta de SEO para um país específico ou, se preferir não gastar com isso, utilizar as sugestões de busca do Google local.
Uma dica para usar o Google de uma região específica é alterar a região dos resultados nas Configurações:
Lembre-se que a escolha adequada das palavras-chave influencia diretamente no posicionamento do seu site e na atração de tráfego qualificado. Então, investir tempo nessa pesquisa aumenta as chances de criar conteúdos que gerem identificação com as dores do público-alvo internacional.
Escreva conteúdo útil e de qualidade
Publicar conteúdos de qualidade é a base de qualquer estratégia de SEO. Em um cenário internacional, isso significa produzir materiais que façam sentido para pessoas de diferentes culturas, prezando pela clareza e pelo respeito às variações linguísticas.
Sabemos que parece um pouco abstrato a ideia de criar um conteúdo “útil e de qualidade”, então vamos compartilhar perguntas que o próprio Google listou como importantes para entender se você está no caminho certo:
- Você tem um público-alvo que acharia o conteúdo útil se chegasse diretamente a ele?
- Seu conteúdo demonstra expertise e um profundo conhecimento (por exemplo, experiência de ter realmente usado um produto ou serviço ou visitado um lugar)?
- Seu site tem um propósito ou foco principal?
- Depois de ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo?
- Alguém lendo seu conteúdo terá a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?
- Você está levando em consideração as orientações para os Core Updates e Product Reviews Updates?
Se quiser saber mais, escrevemos um artigo sobre conteúdo útil que pode te ajudar!
Tenha um site mobile friendly
Segundo o Think With Google, o buscador é responsável por mais de 90% das buscas em dispositivos móveis no Brasil. E isso não é nenhuma surpresa, considerando que celulares estão presentes diariamente na nossa rotina.
Em outros países, o cenário é similar. Garantir que seu site funcione nesses dispositivos é uma obrigação que, caso não seja seguida, pode custar caro aos seus resultados, principalmente numa estratégia de SEO internacional.
Construa uma estratégia de link building
A construção de links de qualidade de sites relevantes na sua estratégia de SEO Internacional aumenta a autoridade do seu domínio nos principais buscadores.
Na Conversion, acreditamos que o Digital PR seja a melhor estratégia de link building, pois seu objetivo é aumentar a visibilidade online de uma marca através da construção de relacionamentos com jornalistas e portais.
Um bom link building não apenas eleva sua credibilidade internacional, mas também ajuda na descoberta e indexação de páginas em novos mercados. Quando realizada de maneira estratégica, essa prática reforça a confiança do público e contribui para um crescimento sustentável de visitas orgânicas.
Acompanhe os resultados
A estratégia de SEO internacional não acaba com a publicação dos conteúdos; muito pelo contrário, é necessário monitorar o desempenho de cada versão do site para garantir que os resultados estão chegando.
Neste cenário, métricas como posição nos resultados, taxa de cliques e comportamento do usuário podem te ajudar a identificar problemas ou oportunidades.
No Google Analytics 4, por exemplo, você consegue acompanhar a performance do seu site de acordo com países e até regiões específicas.
Ao manter um ciclo contínuo de análise e otimização, você assegura que seu site se adapte às mudanças de mercado e se mantenha competitivo em diferentes países.
O que não fazer na sua estratégia de SEO internacional
Você pode se sentir atraído pelo baixo custo de aquisição de links em determinados países, como o Brasil, onde blogs de nicho cobram cerca de 60 ou 70 dólares por backlink, enquanto na Alemanha e na França esses valores partem de 300 euros.
No entanto, embora a diferença de preço pareça vantajosa, é importante considerar a qualidade e a segurança a longo prazo antes de investir em backlinks.
Conforme a Conversion já destacou no eBook sobre SEO no Brasil, vale reforçar: em estratégias de SEO locais ou internacionais, não é recomendado práticas como troca de links, publicação de guest posts em larga escala ou compra direta de backlinks de blogs de nicho pré-existentes.
Essas táticas podem até trazer ganhos imediatos, mas são de curta duração e podem gerar penalizações sérias ao site, já que se tratam de black hat.
Um exemplo de crescimento exponencial no universo digital é o ChatGPT. Em apenas dois meses, a ferramenta de inteligência artificial ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários, atingindo esse número ainda mais rapidamente que o TikTok (9 meses), o Instagram (30 meses) ou o Spotify (55 meses).
Para saber mais sobre o assunto, recomendo o conteúdo do Diego Ivo sobre link building internacional.
Aspectos técnicos do SEO Internacional
Além da estratégia, ao fazer SEO Internacional é necessário prestar atenção em alguns pontos relacionados à parte técnica do site. Isso porque, como uma nova versão do site é criada, todo cuidado é pouco:
Estrutura do site
A forma como você organiza as versões internacionais do site impacta diretamente o rastreamento. Confira as opções:
Subdomínios
No caso do uso de subdomínios, vale lembrar que a equipe de TI precisará gerenciar múltiplos certificados HTTPS. Quanto mais subdomínios forem criados, maior será a demanda por recursos técnicos e financeiros para manter tudo atualizado e seguro.
Subpastas
As subpastas, por outro lado, dependem da capacidade do seu CMS de oferecer flexibilidade e escalabilidade para publicar conteúdo em diferentes idiomas. Um ponto positivo é que basta um único arquivo robots.txt para o site inteiro, além de ser possível centralizar os sitemaps em um só local.
Tanto as subpastas quanto os subdomínios podem ser adicionados ao Google Search Console como propriedades no nível de domínio, o que facilita o monitoramento.
ccTLDs
Outra opção é apostar em ccTLDs (Country Code Top-Level Domains), ou seja, domínios específicos para cada país (.com.br, .de, .fr, etc.).
Desde que haja recursos, planejamento adequado e uma boa gestão de conteúdo, usar um ccTLD para cada região pode ser tão eficiente quanto outras abordagens.
No entanto, é importante ressaltar que a escolha de um ccTLD reflete apenas o local geográfico para o qual o site pretende direcionar conteúdo — não há restrição quanto ao idioma a ser utilizado ali.
Parametrização das versões
Além da estrutura, é preciso comunicar claramente ao mecanismo de busca qual versão do conteúdo deve ser exibida.
Neste ponto, a boa prática é utilizar atributos como hreflang, que você verá mais detalhes abaixo. Mas indo além, definir parâmetros específicos para cada conjunto de URLs ajuda a manter a organização interna e as URLs amigáveis. Por exemplo:
- Página em Português do Brasil:
<link rel="alternate" hreflang="pt-BR" href="https://site.com/pt-br/conteudo" />
- Página em Inglês dos Estados Unidos:
<link rel=”alternate” hreflang=”en-US” href=”https://site.com/en-us/conteudo” />
- Página em Espanhol da Espanha
<link rel=”alternate” hreflang=”es-ES” href=”https://site.com/es-es/conteudo” />
Com a parametrização das versões, você e sua equipe poderão aplicar configurações personalizadas para redirecionar o público para a versão certa do site, levando em conta fatores como idioma do navegador, IP de origem ou até preferências linguísticas selecionadas manualmente pelo usuário.
Rastreamento e análise
Depois de definir a estrutura e a parametrização, recomendamos que você coloque uma etapa para monitorar como o site se comporta em cada mercado no seu checklist de SEO internacional.
Como primeiro passo, você deve configurar corretamente ferramentas de análise, como o Google Analytics 4, para mensurar o desempenho de cada seção do site nas diferentes localidades e idiomas:
- Subdomínios: será preciso configurar propriedades separadas no GA4 para cada subdomínio;
- Subpastas: você pode criar várias visualizações dentro de uma mesma propriedade no GA4. Basta filtrar as URLs com base em “página de destino” e “contém” para cada idioma, mantendo tudo em uma única interface.
- ccTLD: ao trabalhar com vários domínios distintos, a configuração de rastreamento no GA deve ser feita manualmente ou por meio do painel de administração. Este conteúdo do Google pode te ajudar nisso.
- Parâmetros: exigem configuração manual no GA4 para capturar dados. Além disso, parâmetros não são 100% rastreados, o que pode gerar lacunas nos relatórios.
O que levar em consideração para ter um site internacional
Investir em SEO Internacional requer planejamento estratégico para garantir que o site seja relevante, acessível e eficaz em diferentes mercados. Abaixo, os principais pontos a serem considerados:
1. Não esqueça do hreflang
Nossa principal recomendação para você que deseja construir uma estratégia de SEO internacional é especificar o atributo hreflang. Isso porque o uso correto do atributo hreflang é fundamental para indicar aos mecanismos de busca qual versão de conteúdo deve ser exibida para cada idioma ou região específica.
Imagine a situação: o seu site tem versões em português, inglês e espanhol. Quando o usuário fizer uma busca e abrir uma página do seu site, é o atributo que vai identificar qual idioma apresentar ao usuário, baseado na sua localização.
Outro ponto que vale destacar é que o atributo hreflang reduz problemas de duplicação e redirecionamentos incorretos numa estratégia de SEO internacional. Não se esqueça dele!
2. A sazonalidade é diferente em cada país ou região
Nem todas as datas comemorativas são celebradas mundialmente na mesma época.
No Brasil, Estados Unidos e Alemanha, por exemplo, o Dia das Mães acontece no segundo domingo de maio, mas na Argentina é no terceiro domingo de outubro, e na França pode cair no último domingo de maio ou no primeiro domingo de junho.
Um bom exemplo é o Dia das Mães que aconteceu na Alemanha, em 2022. A data comemorativa caiu no dia 8 de maio, e a palavra-chave mais pesquisada por quem desejava homenagear suas mães era “Blumen”, que significa “Flores” em alemão:

Aqui, ferramentas como Google Trends e SEMrush ajudam a identificar termos-chave locais e tendências de mercado, permitindo adaptar o conteúdo de forma precisa.
3. Preste atenção na cultura
Cada região do mundo tem particularidades que vão além de datas comemorativas, abrangendo aspectos como danças, gastronomia, moda e paisagens.
Essa riqueza cultural desperta a curiosidade de muitos viajantes em potencial, que buscam referências sobre hábitos e tradições antes de partir rumo a um novo destino. Para marcas que desejam se conectar com essas pessoas, contar com uma presença digital adaptada à realidade de cada país é crucial.
Uma boa prática para ressaltar esses traços culturais é contar com uma equipe de autores locais, sendo cada um responsável por produzir conteúdo em sua língua nativa.
4. Escreva conteúdo localizado
Quando o volume de publicações cresce, pode ser tentador recorrer a ferramentas de tradução automática para agilizar processos.
Porém, é fundamental entender que criar conteúdo localizado vai além de simplesmente traduzir um texto de um idioma para outro: envolve adaptar expressões, referências culturais e até mesmo formatos de data e moeda.
Traduzir conteúdo literalmente não basta — é necessário ajustar expressões, formatos de data, moedas e até referências visuais para evitar mal-entendidos ou barreiras culturais.
Conforme já declarado por Matt Cutts, do Google, textos traduzidos de forma mecânica não oferecem a mesma qualidade de um conteúdo original. Além disso, com atualização voltada para conteúdos úteis, esse cuidado se torna ainda mais relevante.
O ideal é desenvolver novos artigos ou investir em revisores e tradutores especializados, garantindo que seu conteúdo mantenha consistência, relevância e um toque humano que faz toda a diferença para o usuário final.
Porta de entrada para o crescimento da sua marca
Não é sobre traduzir textos ou replicar estratégias. SEO internacional é sobre adaptação radical. Imagine abrir uma loja em Tóquio, mas escondê-la num beco sem placa. É isso que acontece quando você expande sem pensar em como seu público local realmente busca soluções.
Ao alinhar estratégias de palavras-chave com as necessidades e costumes locais, você pode construir mais autoridade para o seu site, atrair novos públicos e fortalecer a imagem da marca em múltiplos mercados.
Assim, investir em SEO Internacional é um passo estratégico para empresas que buscam crescimento global, pois permite ganhar visibilidade onde realmente importa: no topo dos resultados de pesquisa de usuários de diferentes partes do mundo.