Link building: um guia para conquistar backlinks de qualidade

Bruna Rodrigues
Bruna Rodrigues

Link building é o conjunto de estratégias que visam conquistar backlinks que apontam para um determinado site ou página, com o objetivo de aumentar a relevância e a autoridade de uma página ou de um domínio.

O que é Link Building?

Link building é uma técnica de SEO voltada à aquisição de links de entrada. Trata-se de um conjunto de estratégias com foco na criação de uma rede de links externos que apontem para o seu site, aumentando sua visibilidade e autoridade na internet.

Esses links, conhecidos como backlinks, são como votos de confiança que outros sites dão para o seu conteúdo.

Contudo, existem profissionais e empresas que também utilizam essa nomenclatura para se referir ao link building interno (arquitetura de links). 

Ter backlinks de qualidade é essencial para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca. Isso porque o Google e outros buscadores veem esses links como uma indicação de que seu site possui informações relevantes.

Com técnicas de link building, você atrai mais tráfego, gera mais leads e reforça a presença da sua marca online.

Qual é a importância dos links na web?

Os links são o alicerce da web, conectando páginas e transmitindo a autoridade que impulsiona as classificações nos mecanismos de busca por meio do link juice. Por isso, entender seu papel é crucial para qualquer estratégia de SEO bem-sucedida.

Por que os links são importantes?

Links funcionam como pontes entre páginas na internet, e são fundamentais para o SEO. Eles ajudam a estabelecer a autoridade de um site, indicando ao Google que outras páginas confiam no seu conteúdo.

Isso é crucial porque quanto maior a autoridade, melhor o potencial de posicionamento nas buscas. Conseguir backlinks de sites respeitados e relevantes mostra aos mecanismos de busca que o seu conteúdo é valioso e merece destaque.

Isso faz com que mais pessoas encontrem o site organicamente. Uma estratégia eficaz de link building ajuda na construção de uma rede robusta, ampliando o alcance de uma empresa e sua capacidade de fazer novos negócios.

Qual é a importância do link building?

A técnica conhecida como link building consiste em um conjunto de práticas que visam ativa ou passivamente conquistar backlinks de qualidade para um site. Para tal, utiliza estratégias como o marketing de conteúdo, relações públicas digitais e a assessoria de imprensa. 

Construir links é importante porque beneficia o ganho de posicionamento de um site na SERP, direta ou indiretamente.

No curto prazo, conquistar bons backlinks de sites de qualidade pode resultar em ganhos imediatos de posição na SERP.

Quando um site possui suas estruturas de SEO Técnico e On-Page bem alinhadas, o link building é a “cereja do bolo” e seus efeitos são diretos.

É comum, inclusive, que esse recurso seja utilizado como uma estratégia de guerrilha quando os resultados de uma implementação precisam ser potencializados ou quando um site precisa se recuperar de uma queda brusca nos rankings.

No longo prazo, os links são os principais responsáveis pelo aumento de autoridade de um domínio.

A autoridade de um domínio, ou seu DR (Domain Rating), por sua vez, é um dos principais critérios de avaliação do Google na hora de ranquear seus resultados.

Quanto mais autoridade um site possui, mais altas são as suas chances de chegar ou estar o mais próximo possível da primeira posição da SERP.

Segundo dados do maior estudo sobre SEO para e-commerce que produzimos na Conversion, a média de autoridade de domínio na primeira página do Google é 70.

A influência indireta do link building nesse aspecto, portanto, é tão indispensável quanto a direta.

Outro importante índice que ressalta a importância do link building é a média total de backlinks que cada um dos resultados da primeira página da SERP possui.

Note que as posições de 1 a 3 possuem o dobro de backlinks que as posições de 4 a 10.

Como o Google avalia os links?

O Google usa algoritmos sofisticados para analisar os links que apontam para o seu site. Ele verifica a autoridade do domínio de onde o link vem, considerando mais valiosos aqueles provenientes de páginas confiáveis e respeitadas.

A relevância do conteúdo também contabiliza o impacto de backlinks de sites que têm a ver com o seu nicho. Eles ajudam a indicar ao Google que o seu conteúdo é importante dentro daquele tema.

Além disso, a posição do link na página influencia na avaliação: links no corpo do texto são geralmente mais efetivos do que aqueles em rodapés ou barras laterais. O Google também considera o texto âncora, as palavras sobre as quais o link está inserido.

A fórmula exata para a realização do cálculo é desconhecida pelo público e passa por modificações frequentes. É por isso que o SEO é uma disciplina baseada em experimentos.

Para o Google (e, de certa forma, para o usuário também), quando um site aponta um hiperlink para outro, essa menção funciona como um voto: dizer aos seus leitores e aos robôs que há conteúdo relevante em outra página.

Em termos técnicos, esses votos transmitem parte da autoridade de um site ao outro. A autoridade que vai de um domínio ao domínio linkado é conhecida como link juice.

linkjuice

Sendo assim, quanto maior a autoridade do site que insere o link, mais autoridade ele vai ceder ao site linkado através de seu link juice. Portanto, não basta apenas conquistar links: é preciso conquistar bons links.

E não é só isso: se os backlinks que o seu site conquistar vierem de sites do mesmo campo semântico que o seu, o link juice será ainda mais proveitoso.

Imagine que essa menção equivale a, por exemplo, estar ingressando em uma nova carreira e receber a indicação de um dos maiores profissionais da área.

Mas, afinal, como o Google avalia os backlinks de um site?

A rede de backlinks de um site pode ser avaliada de duas maneiras: quantitativa e qualitativamente.

A primeira maneira diz respeito à quantidade de links que um site tem. Quanto maior for a variedade de domínios que referenciam o seu site ou página, melhor (desde que não sejam páginas tóxicas classificadas como spam).

A segunda maneira diz respeito à qualidade dos links e, aí, os parâmetros se diferem um pouco.

Podemos dizer que há três critérios principais para avaliar a qualidade de um link:

  1. o contexto em que o link aparece;
  2. o texto que aparece no link e
  3. se o link é dofollow ou nofollow.

Além de vir de um site de grande autoridade, é fortemente recomendado que esse link esteja bem contextualizado dentro do conteúdo onde ele se encontra, possua um bom texto âncora e seja dofollow.

Caso um backlink cumpra bem todos estes pré-requisitos, podemos dizer que temos um link de qualidade.

Quando um link deve ser nofollow?

Para que um link seja capaz de transferir autoridade de uma página para outra, é importante que ele seja dofollow, ou seja, não possua a tag rel=“nofollow” em seu código fonte.

Essa tag funciona como um bloqueio, impedindo que um site transfira link juice para outro, e deve ser utilizada quando o hiperlink está incluído em um anúncio, post patrocinado ou qualquer tipo de publicação que envolva alguma transação financeira. 

É importante que, nestes casos, essa tag seja utilizada, caso contrário o backlink se enquadra na prática de compra de links, amplamente condenada pelos buscadores. Além disso, possuem essa tag links em que não se deseja que a autoridade seja repassada, como em fóruns digitais ou comentários de blogs.

Diferença entre Link Building e SEO Off Page

Link Building é uma tática específica dentro do SEO Off Page (ou seja, em um ambiente fora de controle do administrador do site) que se concentra em adquirir backlinks de qualidade. O objetivo é fazer com que outros sites relevantes e bem avaliados linkem para o seu, transmitindo assim autoridade e credibilidade para a sua página.

A estratégia depende muito da construção de relacionamentos e da produção de conteúdo que seja digno de ser compartilhado e vinculado.

SEO Off Page, por outro lado, engloba todas as atividades fora do seu site que podem influenciar o seu ranking nos motores de busca. Isso inclui não apenas o link building, mas também estratégias como a menção da marca, ativismo social e engajamento do usuário através das redes sociais.

Essas práticas ajudam a melhorar a percepção da sua página na internet, aumentando assim as chances de figurar entre os primeiros resultados de busca.

Quais são os tipos de links?

Entender a diversidade de links é crucial para amplificar sua estratégia de SEO. A seguir, descubra como cada tipo pode beneficiar o seu site.

Links de outras páginas para o seu site

Conquistar links de outras páginas para o seu site é como abrir várias estradas que levam diretamente ao seu negócio digital. Esses backlinks (ou links de entrada, também sãochamados de links externos) funcionam como votos de confiança no mundo online, indicando ao Google que o seu conteúdo é valoroso e merece estar bem posicionado.

Sites com muitos backlinks de qualidade são geralmente vistos como autoridades em seus nichos, o que eleva sua visibilidade e aumenta suas chances de atrair mais visitantes.

Para se beneficiar dos backlinks, é preciso focar em qualidade, não apenas quantidade. Links vindos de páginas respeitadas e relevantes passam mais autoridade e são mais efetivos para um bom ranqueamento no mecanismo de busca.

Links do seu site para as suas próprias páginas

Criar links internos dentro do seu próprio site é como construir uma teia que ajuda os usuários a navegar e descobrir mais conteúdo. Isso fortalece a estrutura do seu site e distribui o valor da página inicial para páginas internas, aumentando a relevância de artigos específicos.

Esses links diretos entre suas páginas são vitais para um bom SEO, pois eles orientam os mecanismos de busca sobre a hierarquia do seu site e a importância das páginas, além de contribuírem para um tempo maior de permanência dos visitantes.

Utilizando palavras-chave relevantes nos textos âncora desses links internos, você sinaliza aos buscadores sobre o que cada página trata. Além de melhorar a otimização de mecanismos de busca, isso ajuda a construir uma rede sólida que eleva a autoridade do site.

Links do seu site para outras páginas

Criar links do seu site para outras páginas pode ser tão benéfico quanto receber backlinks. Isso mostra aos motores de busca que você valoriza conteúdo de qualidade e está disposto a compartilhá-lo.

Ao vincular o seu site a páginas relevantes e de autoridade, você também contribui para uma melhor navegação do usuário, facilitando o acesso a informações complementares.

Vale destacar que os links de saída devem ser usados com sabedoria. Escolha sites que tenham relação com o seu conteúdo e que sejam reconhecidos pela qualidade e credibilidade. Além disso, ao linkar para fora, você estabelece possíveis parcerias que podem levar a futuros backlinks.

Nofollow x Dofollow

Links nofollow são aqueles que dizem aos motores de busca para não passarem a autoridade da página de origem para a página de destino. Eles ignoram o link juice e são úteis quando você quer linkar para um site sem endossá-lo, ajudando a evitar associações indesejadas e manipulações de rankeamento.

Usar tags nofollow corretamente preserva a integridade do seu site, sinalizando para os mecanismos de busca suas escolhas editoriais e protegendo contra penalidades do Google relacionadas a práticas ruins de SEO.

Já os links dofollow fazem exatamente o contrário: recomendam aos buscadores que sigam o link e transferem parte da autoridade do seu site para o site linkado. Esse tipo de link é valioso para construção de link e SEO, pois contribui diretamente para a autoridade do site.

Empregar ambos os tipos de links de maneira estratégica pode fortalecer sua presença online. 

Como conquistar backlinks de qualidade?

Agora que você já sabe como o link building é importante e o que é um link de qualidade, chegou a hora de saber como conquistar bons links.

Existem hoje, no mercado, três grandes estratégias de link building que rendem resultados comprovadamente positivos: 

  • link building com assessoria de imprensa; 
  • desenvolvimento de ativos linkáveis;
  • oportunidade através de menções.

Vamos nos aprofundar, abaixo, nestas três estratégias e em suas ramificações.

1. O fim do guest post e a ascensão do link building com assessoria de imprensa

Em meados de 2020, John Muller, líder do time de Search Relations do Google, anunciou no Twitter que links provenientes de guest posts não possuem mais valor algum.

Embora essa afirmação seja relativamente nova, a queda do guest post como estratégia de link building já vinha despontando no mercado digital há alguns anos.

A transição do consumo de conteúdos de blogs para conteúdos de redes sociais e o excesso do uso da estratégia, fazendo com que ela se tornasse uma imensa fábrica de SPAMs, colaboraram para que o Google desse cada vez menos valor aos links conquistados dessa maneira.

Ao observar o início desse movimento, a Conversion passou a defender de forma pioneira no Brasil o que chamamos de Link Building 4.0, ou o link building feito através de assessoria de imprensa.

Os veículos de notícia não são somente fontes seguras de informação e bons canais de divulgação: os sites noticiosos, em geral, possuem ótimas métricas técnicas, como grande autoridade de domínio, rede de backlinks e grande volume de visitas mensais, além de atualização constante e bom posicionamento na SERP.

Tudo isso torna um veículo de imprensa uma ótima fonte de links, e o melhor: esses sites precisam publicar a maior quantidade possível de conteúdos de qualidade para manter a sua audiência ativa, o que os torna muito mais abertos a receber conteúdos externos.

A distribuição de pautas de link builders para jornalistas e editores é uma troca de vantagens mútua. Mas, para que ela funcione, é preciso oferecer conteúdos relevantes, originais e realmente interessantes.

Como entregar informações valiosas?

Segundo números de um estudo realizado pela jornalista Jacqueline Lafloufa, histórias originais e novos dados são as duas principais fontes para novas matérias.

Conclui-se, portanto, que desenvolver pautas que correspondam a estes critérios seja o suficiente para ter o seu conteúdo publicado por um grande veículo, certo?

Errado.

Entregar uma informação valiosa a um jornalista depende muito mais do seu relacionamento com a imprensa do que do seu conteúdo. 

De nada vale um ótimo artigo se ele não for notado pelo publisher do seu interesse.

Ainda de acordo com os dados de Jacqueline Lafloufa, o meio de comunicação favorito dos jornalistas brasileiros para o recebimento de pautas é o e-mail (80%). 

Canais como WhatsApp, contato direto via redes sociais, telefonemas e grupos, por exemplo, possuem menos de 30% de preferência, nos alertando sobre a importância da abordagem na hora de estabelecer comunicação.

A fim de evitar a “queima de cartuchos”, é importante que esse trabalho seja feito, preferencialmente, por um profissional de assessoria de imprensa, e não por um profissional técnico de SEO que possui pouca ou nenhuma experiência com redes de contato jornalísticas.

Um outro ponto de atenção é que, para os jornalistas, conseguir determinadas informações também é um desafio.

O estudo de Jaqueline mostra que, para 71% dos jornalistas, a maior dificuldade em acessar determinados dados é que as empresas não querem fornecê-lo, o que abre uma imensa oportunidade para profissionais que lidam diariamente com clientes.

E, então, surge uma nova maneira de fazer link building, sobre a qual falaremos a seguir.

Data-Driven PR: a evolução

Que empresa ou marca não gostaria de ser uma referência em seu nicho?

Indo além: que empresa ou marca não gostaria de gerar publicidade espontânea, conquistar links de qualidade e aumentar a confiabilidade do seu produto ao ser a dona de um importante índice de mercado?

Gerar pesquisas, estudos e dados voltados ao interesse geral da indústria e, principalmente, da imprensa, e transformá-los em pautas relevantes é um trabalho que ultrapassa os limites da assessoria de imprensa e está mais próximo do que chamamos de relações públicas, ou PR (Public Relations).

E foi a partir desta premissa que a Conversion desenvolveu o conceito de Data-Driven PR: uma maneira ainda mais inovadora de trabalhar a autoridade de um site através de uma assessoria de imprensa orientada a dados.

Na prática, o Data-Driven PR une os times de assessoria de imprensa e Business Intelligence com o objetivo comum de desenvolver dados inéditos, a mais valiosa moeda de troca quando falamos sobre distribuição de notícias.

Segundo o estudo de Jaqueline Lafloufa, citado anteriormente, canais de comunicação estabelecidos com fontes são a segunda maior fonte de informações utilizadas pelos jornalistas, portanto a chave deste trabalho é construir relacionamentos.

Veja no exemplo abaixo o que é fazer Data-Driven PR na prática:

O Nubank criou um índice de mercado que revela os hábitos financeiros dos brasileiros em um nicho específico —  o de delivery — e foi citado pela revista Exame.

Nós, aqui na Conversion, também trabalhamos nossa autoridade com Data-Driven PR: ao publicar, mensalmente, dados atualizados no nosso Relatório Setores do E-commerce no Brasil, nos tornamos uma fonte confiável de informação quando o assunto é o comportamento do consumidor no comércio eletrônico nacional.

A reputação construída é tão grande que hoje não precisamos mais enviar conteúdo aos jornalistas: eles é que demandam pautas para nós.

2. Construa ativos linkáveis

Marketing de conteúdo é uma estratégia de atração, de clientes ou audiência, através da criação e publicação de conteúdo relevante em diversos formatos: texto, imagens, vídeos, infográficos…

O conteúdo, no entanto, não é importante apenas para a comunicação entre a sua empresa e o seu cliente ou audiência. O conteúdo é um aspecto importantíssimo do SEO do seu site.

Apesar disso ser amplamente discutido dentro do nosso mercado, muitos profissionais ainda apontam que desenvolver conteúdos que melhorem o desempenho de suas estratégias de SEO ainda é um dos principais desafios a serem vencidos.

Desenvolver bons conteúdos, enfim, não é tão simples quanto parece, e por isso, assim como os links, eles são tão importantes quanto trabalhosos.

Investir na construção de uma boa estratégia de marketing de conteúdo para o seu negócio não vai apenas melhorar a performance do seu site na SERP ou a experiência do seu usuário dentro das suas páginas, mas também aumentar a probabilidade de que os seus conteúdos se tornem ativos linkáveis.

Ativos linkáveis são conteúdos ricos ou especiais desenvolvidos com o objetivo de se tornarem citações e receberem links organicamente.

Um dos ativos linkáveis mais populares pela web é o chamado conteúdo épico.

Um conteúdo épico é um guia definitivo sobre determinado assunto: um artigo extenso dividido em subtópicos que aborda, ainda que superficialmente, todos os pontos acerca de determinado assunto.

Este conteúdo que você está lendo, por exemplo, é um conteúdo épico sobre o que é link building.

Estes conteúdos, devido ao grande número de informações que expõem, são constantemente citados por outros conteúdos.

Utilizei os conteúdos épicos para exemplificar essa estratégia, mas um ativo linkável pode ser qualquer tipo de conteúdo criado com o objetivo de servir de fonte para outros conteúdos.

Alguns bons exemplos de ativos linkáveis são:

  • Infográficos;
  • Páginas e/ou seções de conteúdo especial dentro de um site;
  • Estudos e pesquisas;
  • Notícias etc.

A construção de um ativo linkável em formato de pesquisa, por exemplo, pode ser o primeiro passo para a implementação de uma estratégia de Data-Driven PR.

Veja o exemplo abaixo:

Ao identificar o boom abrupto do aplicativo Clubhouse, desenvolvemos uma pesquisa que dizia que a nova rede social ultrapassara o TikTok nas buscas, rede que vinha liderando as pesquisas até então.

O dado tornou-se um material rico para download: um pdf com análises e gráficos sobre o novo fenômeno da internet.

Em pouco tempo, nosso estudo tornou-se fonte de muitas notícias a respeito do sucesso meteórico do Clubhouse e, o mais importante, conquistamos links importantíssimos!

Na revista Exame:

No veículo B9:

Este é um ótimo exemplo do que um ativo linkável que aproveita boa oportunidade é capaz. E com resultados potencializados por um trabalho eficiente de Data-Driven PR.

3. Identifique oportunidades: menções e links quebrados

A construção e distribuição de conteúdo relevante é a chave para qualquer estratégia bem sucedida de link building, mas existem ainda outras maneiras de conquistar links que demandam muito menos esforços.

A solicitação de hiperlinks em menções é uma delas.

Imagine, por exemplo, que a marca X foi citada por um jornal ou blog, mas essa citação não incluiu um hiperlink para o site desta marca.

Muitas vezes, um simples contato com o dono do site que fez citação pode render um backlink de grande qualidade.

Para colocar essa técnica em prática, é preciso monitorar as menções ao nome da sua marca ou negócio. Você pode fazer isso através das ferramentas SEMRush ou Ahrefs, pagas, ou através do gratuito Google Alertas.

Se o site para o qual você trabalha é um e-commerce que revende outras marcas, por exemplo, você pode encontrar boas oportunidades de backlinks nas páginas que listam parceiros e revendedores nos próprios sites dessas marcas.

Se o site para o qual você trabalha, por outro lado, oferece um serviço útil à comunidade, você pode buscar oportunidades de links em sites oficiais de prefeituras, subprefeituras e organizações não governamentais que trabalham em prol do bem-estar de pequenas comunidades.

As oportunidades, enfim, são inúmeras: basta que você conheça seu nicho e seja capaz de trabalhar em parceria com os distribuidores de informações sobre ele.

Uma outra maneira de conquistar boas menções em formato de backlinks são os links quebrados.

Se o seu site já está no ar há alguns anos, com certeza algumas páginas já saíram do ar ou foram substituídas por outras. Ou, ainda, páginas que ainda existem sofreram alguma alteração de URL e etc.

Nesse caso, alguns backlinks mais antigos podem estar direcionando o leitor para páginas com erro 404: não encontrada.

Esses links ainda existem, mas não estão transferindo link juice para o seu site corretamente.

Assim, entrar em contato com os administradores dos sites onde estes links se encontram pode ser a solução: basta solicitar a correção da URL para que esses backlinks ganhem valor novamente.

Essa estratégia exige a extração de um relatório de links quebrados e o trabalho de contato com os editores destes sites.

Quais são as principais técnicas de link building?

Dominar as técnicas de link building é essencial para qualquer estratégia de SEO, sendo diretamente responsável por aumentar a visibilidade e a autoridade do seu site na web. 

A seguir, exploraremos abordagens criativas e eficazes que podem elevar o seu conteúdo a um novo patamar, gerando links de qualidade e fortalecendo sua presença online.

Criar ativos de marketing digital

Criar ativos de marketing digital é fundamental para atrair backlinks de qualidade. Imagine infográficos impressionantes, pesquisas de mercado, entrevistas com especialistas, ebooks ricos em informações ou vídeos que capturam a atenção. O conteúdo deve ser tão útil que outros sites querem compartilhá-lo.

Esses materiais se tornam recursos valiosos na sua estratégia de SEO, pois quanto mais compartilhados e referenciados, maior a chance de fortalecer a autoridade do seu site no ambiente online.

Desenvolva posts de blog detalhados e guias que posicionem sua marca como referência no assunto. Ao oferecer respostas e soluções através do seu conteúdo, naturalmente você atrai links externos.

Buscar parcerias midiáticas para backlinks

Alimentar a relação de parceria com a imprensa e blogs de nicho é como formar uma equipe de apoio para o seu site. Isso ocorre quando você procura sites com boa reputação e autoridade e envia materiais relevantes e press releases para a produção de conteúdo jornalístico. Assim, os backlinks surgem naturalmente

Utilize ferramentas como o Google Search Console e Ahrefs para identificar potenciais parceiros com alto potencial de contribuição para a sua estratégia de SEO.

Lembre-se, a qualidade dos backlinks é mais valiosa do que simplesmente a quantidade, então foque em construir uma rede de links que realmente agregue valor à sua marca online.

Investir em assessoria de imprensa

Investir em assessoria de imprensa pode ser um divisor de águas na sua estratégia de link building. Profissionais especializados trabalham para aumentar a visibilidade da sua marca nos meios de comunicação.

Com isso, sua empresa ganha mais do que apenas backlinks; ela recebe atenção da mídia, que é capaz de gerar referências naturais e qualificadas para o seu site. Estas referências fortalecem a autoridade do seu site no universo digital, o que é valorizado pelos algoritmos de busca.

Uma boa assessoria de imprensa cria oportunidades para que seu conteúdo seja compartilhado e mencionado por jornalistas e influenciadores. As matérias publicadas ajudam a construir uma imagem positiva e atraem links externos de alta qualidade, peça-chave no bom ranqueamento nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.

Encontrar menções sem link

Depois de buscar cobertura na imprensa, uma estratégia valiosa é identificar menções do seu site ou marca que ainda não incluíram um link para sua página. Detectar essas referências é como encontrar tesouros escondidos na internet.

Muitas vezes, conteúdos publicados por outros sites citam sua marca ou informações relevantes de seu site sem adicionar um backlink diretamente para você. Nesses casos, entrar em contato com os autores ou administradores desses sites e solicitar que incluam um link para a sua página pode ser um passo simples e eficaz.

Agir rapidamente nessas situações amplia a visibilidade online da sua marca. Ao converter menções sem link em backlinks, você fortalece a otimização de mecanismos de busca do seu site.

Usar topic clusters para links internos

Organizar seu conteúdo em clusters de tópicos é uma forma inteligente de otimizar a estrutura de links internos do seu site. Comece identificando o conteúdo principal ou “pillar content” e, em seguida, crie uma série de artigos relacionados que apontam para essa página principal.

Esta técnica fortalece o link building interno e ajuda a estabelecer a autoridade do site em tópicos específicos. Ao interligar artigos dentro de um mesmo cluster, você não só melhora a experiência do usuário como também aumenta o tempo de permanência no site.

Aproveite essa estratégia para distribuir a autoridade das páginas mais fortes para outras relevantes dentro do seu domínio. É importante que os artigos se complementem e sejam ricos em informações valiosas que atraiam naturalmente mais tráfego e engajamento.

Utilize palavras-chave estratégicas nos textos âncora dos links internos para reforçar o contexto e a relevância perante os mecanismos de busca. Essa abordagem é um passo fundamental para construir uma rede de links consistente e eficaz que contribua significativamente para os esforços de otimização de mecanismos de busca (SEO).

Redirecionar links quebrados

Ao encontrar links quebrados no seu site, é crucial agir rápido para corrigi-los. Links que não funcionam podem prejudicar a experiência do usuário e diminuir a sua autoridade perante os mecanismos de busca.

Use uma ferramenta para detectar esses links e, em seguida, aplique o redirecionamento 301 para uma página relevante que esteja funcionando. Isso garante que tanto os usuários quanto os motores de busca sejam direcionados para o conteúdo certo, mantendo assim a qualidade da navegação e contribuindo para a otimização do site.

Estabelecer uma rotina de monitoramento ajuda a identificar rapidamente qualquer link quebrado. Com essa prática, você assegura que todo o trabalho investido em construção de link continua trazendo resultados positivos.

Redirecionar esses links aumenta a confiabilidade do seu site e fortalece sua estratégia de SEO, fazendo com que os esforços em marketing de conteúdo e link building não sejam desperdiçados.

Rejeitar backlinks duvidosos

Ter cuidado com os backlinks que apontam para o seu site é essencial. Backlinks de sites duvidosos ou de baixa qualidade podem prejudicar a autoridade e a confiabilidade do seu domínio perante aos olhos dos mecanismos de busca.

Isso pode impactar negativamente no seu posicionamento em resultados, uma vez que o Google preza por links que contribuem positivamente para a experiência do usuário e relevância do conteúdo.

Fique atento às origens dos seus backlinks e utilize ferramentas confiáveis, como o Google Search Console, para identificar e rejeitar aqueles que possam representar uma ameaça à sua estratégia de SEO.

Optar por recusar links suspeitos demonstra ao Google que você está comprometido em construir uma rede de backlinks saudável e qualitativa, focando na otimização de mecanismos de busca e no aumento de tráfego orgânico de forma legítima.

Qual é a importância da linkagem interna (link building interno) em um site?

Após tanto a ser dito sobre links externos, finalmente chegamos aos links internos: uma faceta do link building frequentemente subestimada por quem precisa desenhar uma estratégia de ganho de autoridade.

Os links internos, apesar do que pode parecer para os mais leigos, não existem somente para interconectar conteúdos que falam sobre um mesmo tópico, ou para situar o leitor dentro de uma estrutura direcionada.

Os links internos servem para que o seu próprio site possa transmitir autoridade de uma página para outra, trabalhando de maneira muito eficiente o Page Authority das suas páginas principais.

De acordo com os números do nosso estudo sobre SEO para e-commerce, citado no início deste conteúdo, há uma grande correlação entre páginas bem posicionadas e os links internos que elas recebem.

Construir uma rede de links internos demanda um trabalho muito diferente de construir uma rede de links externos. Falaremos, a seguir, de uma estratégia muito eficiente de linkagem interna.

Topic Clusters: estrutura de conteúdos interligados

Falamos, alguns tópicos acima, sobre conteúdos épicos.

Estes conteúdos, frequentemente chamados de Guias Definitivos ou Tudo o que você precisa saber sobre [determinado assunto] assumem, dentro da estratégia que definiremos a seguir, um papel fundamental na base de uma estrutura de conteúdos.

Para aplicar a estratégia de Topic Clusters é preciso desenvolver um conteúdo-base, ou pilar, a partir do qual diversos outros conteúdos sairão.

Para tangibilizar a teoria, vamos imaginar que temos o objetivo de aplicar a estrutura de Topic Clusters a partir deste conteúdo épico sobre link building.

O primeiro passo é publicar este conteúdo que você está lendo, que aborda desde os temas mais gerais, como o que é link building, até alguns mais específicos, como estratégias para conquista de links.

Ainda que os subtópicos apresentados aqui estejam razoavelmente detalhados, é possível desenvolver um conteúdo independente para cada um dos assuntos abordados ao longo deste artigo.

Estes conteúdos, chamados de conteúdos-satélite, estariam conectados ao conteúdo-pilar por meio de uma rede de links internos.

Tanto os conteúdos-satélite linkariam para o conteúdo-pilar quanto o conteúdo-pilar linkaria para os conteúdos-satélite. Ou seja, links recíprocos.

Isso gera, em poucas palavras, um hub de conteúdo que pode servir a diferentes propósitos em uma estratégia de SEO:

  • Links internos;
  • Marketing de conteúdo;
  • Ativos linkáveis
  • Apresentação do produto;
  • Campanhas de anúncios e lançamentos;
  • Otimização SEO etc.

Veja, neste link, o case de sucesso de como o Zenklub, cliente da Conversion, obteve um crescimento de 242% em busca orgânica através da estratégia de Topic Clusters para SEO.

Seguindo adiante, não é somente com conteúdo que se faz uma boa linkagem interna: a organização hierárquica das categorias de um site também colabora para que o fluxo de informações construa bons links internos.

Em outras palavras, investir em uma boa arquitetura da informação dentro do seu site cria, naturalmente, uma rede de links internos que servem tanto ao algoritmo quanto aos seus usuários.

Como não fazer link building? 3 práticas ultrapassadas

Agora que já expusemos consistentemente as melhores práticas para fazer link building, chegou a hora de falarmos sobre como não fazer link building.

Veja, abaixo, as principais estratégias condenadas pelo Google (e que já estiveram na moda).

Guest post

Como já falamos neste artigo, o guest post (post como convidado) já rendeu resultados muito positivos em link building, mas sua missão acabou.

Ao caminhar a passos largos para se tornar uma estratégia geradora de SPAMs, o Google decidiu abolir o seu valor e declarou publicamente, mais de uma vez, que utilizá-la com o objetivo de manipular o algoritmo é passível de punição.

Compra e troca de links

A documentação de Diretrizes de Qualidade do Google, para SEO avançado, são muito claras no que diz respeito aos chamados esquemas de links: qualquer conquista de links cujo objetivo é manipular a experiência ou a classificação de um site perante um mecanismo de busca.

De acordo com o próprio Google, fica proibido:

  • Comprar ou vender links. Isso inclui o seguinte:
    • Pagar por links ou postagens que contêm links em outros sites;
    • Trocar bens ou serviços por links;
    • Enviar um produto “gratuito” a um usuário em troca de uma avaliação por escrito com um link
  • Fazer muitas trocas de links (“Adicione um link para mim, e eu adiciono um link para você”) ou criar páginas de parceiros com o objetivo único de criar links cruzados.

Distribuição automática de conteúdo

É verdade que citamos a assessoria de imprensa como um importante recurso em link building, mas é importante salientar que os conteúdos distribuídos aos jornalistas devem ser enviados de maneira manual, através de um relacionamento estabelecido entre duas pessoas, e não através de uma ferramenta de disparo automático de releases.

Segundo as Diretrizes de Qualidade, é condenável a prática de “usar programas ou serviços automatizados para criar links para seu site” e, como qualquer prática eticamente condenável, passível de punição.

Quais são as principais ferramentas de link building?

Para impulsionar sua estratégia de link building, é crucial contar com ferramentas específicas que ajudem a analisar links, monitorar sua autoridade e identificar oportunidades.

Esses recursos são essenciais para aprimorar suas ações e obter resultados mais eficazes no fortalecimento da presença online.

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta poderosa para quem trabalha com link building e otimização de mecanismos de busca. Ele permite que você monitore e corrija problemas no seu site, garantindo que o Google possa acessar seu conteúdo eficientemente.

Com este serviço gratuito, você consegue verificar quais páginas foram indexadas pelo Google e como elas estão sendo apresentadas nas buscas.

Você também tem acesso a relatórios detalhados sobre os links que apontam para o seu site, o que é essencial para qualquer estratégia de SEO. Esses dados fornecem insights valiosos sobre a origem e a qualidade dos backlinks, permitindo focar esforços na construção de links mais efetivos.

Majestic

Majestic é uma ferramenta poderosa para os especialistas em SEO que buscam aprimorar suas estratégias de link building. Ela oferece um vasto conjunto de dados sobre backlinks, permitindo aos usuários analisar a qualidade e quantidade dos links que apontam para seus sites.

Com insights detalhados, é mais fácil identificar oportunidades de obter links mais valiosos e fortalecer a autoridade da página na web.

Utilizando o Majestic, profissionais podem rastrear o perfil de links de um site e avaliar o impacto no desempenho do mesmo nos motores de busca. A ferramenta ajuda a descobrir novas fontes para backlinks, além de monitorar quais estão ajudando ou prejudicando o ranqueamento.

Ahrefs

Esta ferramenta robusta é essencial para quem deseja aprimorar estratégias de link building em 2024.

Com ela, usuários conseguem monitorar o perfil de backlinks do seu site, verificando quais páginas estão apontando para ele. Isso possibilita a identificação de links de qualidade que contribuem para o aumento da autoridade do site.

Ahrefs não se limita apenas ao rastreamento de links. Ela oferece um espectro completo de funcionalidades voltadas para SEO como análise de palavras-chave, estudo de concorrentes e pesquisa de conteúdo.

Seu conjunto de dados abrangentes permite criar estratégias mais eficientes para conquistar backlinks relevantes e fortalecer sua presença online. Com insights precisos sobre onde e como conseguir links, Ahrefs torna-se uma ferramenta no toolkit de qualquer profissional que busca otimizar mecanismos de busca e construir uma rede sólida de links externos.

Moz

O Link Explorer da Moz é uma ferramenta poderosa que ajuda a descobrir oportunidades de backlinks e analisar o perfil de links de qualquer site. Com ela, você consegue verificar a autoridade do domínio e da página, um fator crucial na avaliação dos mecanismos de busca.

Você também pode identificar quais links estão apontando para o seu site, uma informação valiosa para entender e melhorar sua estratégia de link building.

Além disso, permite que você veja os backlinks dos concorrentes. Isso é útil para descobrir novas possibilidades de links e entender as táticas que eles estão usando.

A ferramenta oferece insights sobre quais conteúdos estão performando bem no quesito obtenção de links externos, permitindo que você refine suas próprias estratégias de marketing de conteúdo e construção de links.

Screaming Frog

Screaming Frog é uma ferramenta essencial para os profissionais de SEO que desejam otimizar seus esforços em link building. Ela vasculha sites inteiros, analisando a arquitetura e encontrando links quebrados, redirecionamentos e problemas de otimização.

Com essa análise detalhada, você pode identificar rapidamente oportunidades de construir backlinks de qualidade e aprimorar a estrutura do site.

A vantagem do Screaming Frog está na capacidade de revelar a autoridade e relevância das páginas, elementos-chave considerados pelo algoritmo do Google. Esse recurso possibilita o mapeamento de uma rede estratégica de links internos, fortalecendo a presença online e contribuindo para um aumento significativo no tráfego do site.

Como montar uma estratégia de link building?

Para montar uma estratégia eficaz de link building, é essencial entender o panorama atual da web e adaptar-se às tendências emergentes, buscando sempre a naturalidade e a qualidade nas conexões que você cria para o seu site.

Análise de concorrentes

Entender o que sua concorrência está fazendo em termos de link building pode abrir portas para novas oportunidades e estratégias. Observe os sites que apontam para seus concorrentes e avalie a qualidade desses links.

Use ferramentas como Ahrefs ou Majestic para investigar os backlinks dos concorrentes e descobrir quais estratégias de SEO eles estão utilizando. Isso pode revelar parcerias potenciais ou nichos de mercado ignorados que são estratégicos para o seu crescimento.

Prospecção de backlinks

A procura ativa por backlinks começa com uma análise criteriosa de oportunidades no mercado. Identificar sites confiáveis e relevantes para sua área é essencial para uma estratégia de link building eficaz em 2024.

Busque relacionamentos com páginas que tenham autoridade no assunto e estejam alinhadas ao conteúdo do seu site. Ao descobrir possíveis fontes de backlinks, priorize aquelas que trarão maior valor para a sua marca online. 

Outreach da campanha

Após identificar possíveis parceiros na prospecção de backlinks, é hora de iniciar o outreach da campanha. Essa etapa envolve entrar em contato com donos de sites e influenciadores digitais para avaliar a possibilidade de parcerias, sugestões de pautas e envio de material relevante. 

A partir de então, é preciso realizar o follow-up para fortalecer os laços com o veículo em questão e medir a eficiência da estratégia. 

Utilize uma comunicação personalizada, demonstrando como o seu conteúdo pode agregar valor ao público do parceiro e fortalecer a autoridade do site dele no mercado.

Elabore mensagens claras e objetivas, focando nas vantagens mútuas da colaboração. Em vez de pedir por links diretamente, apresente ideias para conteúdos que podem ser interessantes para ambas as partes,

Métricas de Mensuração de Resultados da Campanha

Medir o sucesso da sua campanha de link building é essencial para entender seu impacto. Uma variedade de métricas pode revelar o quão efetiva foi sua estratégia.

  • Acompanhe o número de novos backlinks. Verifique quantos links externos você recebeu desde o início da campanha.
  • Analise a autoridade de domínio. Observe se houve aumento na pontuação de autoridade do seu site, indicando maior confiança.
  • Observe o tráfego referencial. Confira se mais visitantes estão chegando ao seu site através dos backlinks.
  • Monitore o ranking de palavras-chave. Cheque se as posições das suas palavras-chave melhoraram nos resultados dos buscadores.
  • Avalie a taxa de conversão. Determine se os backlinks trouxeram mais conversões ou ações desejadas no seu site.
  • Registre a relevância dos sites de referência. Certifique-se de que os backlinks venham de sites com conteúdo relacionado ao seu nicho.
  • Verifique a diversidade do perfil de link. Tenha uma ampla gama de sites apontando para o seu, diversificando os tipos de fontes.
  • Meça o engajamento do usuário. Avalie se houve aumento na interação dos usuários que chegam por backlinks, como tempo passado no site e páginas visitadas.

Como avaliar a qualidade de um link?

Não basta apenas coletar uma grande quantidade de backlinks, é crucial discernir os de alta qualidade, que trarão real valor para o SEO do seu site. 

A seguir, aprenda a distinguir quais links possuem a relevância e autoridade necessárias para impulsionar o seu posicionamento nos motores de busca.

Relevância

Imagine que cada link é uma recomendação: quanto mais recomendações de sites respeitados, melhor será a visibilidade da sua página nos resultados de busca.

Isso significa que não basta apenas ter backlinks, é essencial que venham de fontes com conteúdo relacionado ao seu nicho ou indústria. 

Links que fazem sentido para o usuário aumentam as chances de ele se engajar com o seu conteúdo. A relevância do link influencia diretamente na autoridade do site e, consequentemente, na otimização de mecanismos de busca.

Um backlink de um site especializado no mesmo tópico que o seu pode ser muito mais valioso do que diversos links de páginas sem relação com o tema. 

Confiabilidade

A confiabilidade de um link está diretamente ligada à autoridade do site de origem. Sites reconhecidos e com alto Authority Score transmitem mais confiança e força para a sua página.

Obter links de sites confiáveis também tem a ver com a relevância do conteúdo associado. Um backlink que vem de uma página que aborda temas pertinentes ao seu nicho fortalece a conexão temática entre os sites.

Entre os fatores de confiança, destaca-se a segurança do site (selos, verificações e depoimentos de clientes, por exemplo) e a autoridade de tópico. 

Posição

A localização de um link em uma página também impacta sua força e eficácia dentro da estratégia de link building. Links situados no corpo principal de um texto têm mais peso do que aqueles localizados no rodapé ou nas barras laterais, por exemplo.

Isso acontece porque o Google considera que links no conteúdo principal são prováveis de serem relevantes para o leitor e, consequentemente, merecem maior destaque.

Links posicionados no topo das páginas tendem a receber mais atenção tanto dos usuários quanto dos mecanismos de busca. Portanto, ao implementar estratégias de construção de link, é fundamental buscar espaço em áreas privilegiadas do site de origem.

Texto âncora

O texto âncora, ou anchor text, é o texto clicável em um hyperlink. Ele fornece aos usuários uma ideia do que podem esperar encontrar ao clicar no link, além de comunicar aos mecanismos de busca sobre o conteúdo da página vinculada.

A escolha estratégica do texto âncora pode influenciar a relevância e a classificação do site vinculado nos resultados de pesquisa. Portanto, é importante utilizar palavras-chave relevantes e descritivas no texto âncora para aumentar a compreensão do conteúdo vinculado e otimizar a estratégia de link building.

Além disso, a otimização do texto âncora é crucial para garantir que os backlinks contribuam positivamente para a autoridade do site, pois o Google considera a relevância e contextos ao avaliar os links.

Não é de hoje que o link building é considerado o “Calcanhar de Aquiles” do SEO.

Há muito os profissionais divergem sobre as melhores formas de fazê-lo de  maneira lícita e discutem sobre quais são os verdadeiros critérios de avaliação do Google acerca de links bons e ruins.

Mas uma coisa é certa: link building gera resultado de qualidade e, como tudo o que tem grande valor, exige investimento técnico, de equipe e, principalmente, de tempo.

Dito isso, esperamos que a leitura deste conteúdo seja proveitosa e que você possa usufruir o máximo possível das estratégias aqui citadas.

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.