Facebook Ads: o que é, benefícios e estatísticas

Conversion

Por ,
em

Facebook Ads é uma das plataformas de anúncio que mais cresce no mundo, porque ajuda empreendedores e empresas de todos os portes a divulgar sua marca nas redes sociais.

E por que ele é tão importante?

Cerca de um quarto das pessoas que habitam nosso planeta hoje em dia tem um perfil ativo no Facebook.

A rede social dirigida por Mark Zuckerberg atingiu a marca de 2 bilhões de usuários, sendo mais de 100 milhões perfis criados no Brasil.

Se considerarmos que existem cerca de 200 milhões de pessoas em solo brasileiro significa um oceano de oportunidades de negócios para as empresas que anunciam no Facebook Ads.

Vale sempre ressaltar que é importante que os anúncios de Facebook Ads estejam integrados a uma estratégia de marketing digital que contemple ações como Google Ads, SEO, e-mail marketing, etc.

Mas, antes de iniciar ou ampliar campanhas de anúncios para os usuários do Facebook é necessário entender os mecanismos e a funcionalidade da ferramenta.

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios da rede social que os exibe de acordo com o comportamento, as preferências e o gosto de cada usuário.

É, sem dúvida, uma das mais importantes ferramentas de marketing digital hoje em dia.

Através de um “rastro” deixado pelos perfis pessoais do Facebook é possível ter acesso a segmentações e informações e isso traz mais assertividade para as campanhas.

Todos os dias milhões de pessoas e também empresas acessam o Facebook e interagem entre si.

O que o Facebook Ads faz é destinar os anúncios para quem curtir uma página; fizer uma busca; deixar comentários, seguir determinada empresa, dentre outras segmentações avançadas.

O algoritmo do Facebook Ads interpreta esses dados e determina quem demonstra interesse no produto ou serviço anunciado.

Além disso, o Facebook Ads permite anunciar no Instagram, pelo formato que popularmente ficou conhecido como Instagram Ads.

Onde os anúncios do Facebook Ads são exibidos?

Engana-se quem pensa que os anúncios do Facebook Ads são exibidos apenas nessa rede social.

Segue uma lista dos principais lugares onde eles podem ser exibidos:

  • Facebook
  • Instagram
  • Messenger
  • Sites Parceiros

5 benefícios do Facebook Ads

1 – Democrático Anunciar no Facebook Ads é democrático para grandes, médias, pequenas e micro empresas com custo relativamente baixo e benefícios tangíveis para todos os nichos de mercado.

2 – Assertividade Os anúncios podem ser facilmente segmentados, ou seja, direcionados a atingir exatamente o perfil de consumidor que a empresa está buscando. Pode ser feita por localização, perfil demográfico ou interesses segundo dados de cada usuário.

3 – Atração Os anunciantes do Facebook Ads atraem tanto os clientes potenciais da empresa como aqueles que ainda estão em estágios iniciais, precisando de informações sobre o serviço ou produto que precisa.

4 – Diferentes formatos A variedade de modelos de anúncios que o Facebook Ads tem torna a ferramenta ainda mais interessante para os seus usuários. É possível criar campanhas de anúncios para diferentes grupos de consumidores e comportamentos distintos.

5 – Feedback Você poderá acompanhar os dados sobre a audiência de cada anúncio em tempo real. A ferramenta conta com relatórios de fácil interpretação que indicam o desempenho da campanha. Uma métrica muito interessante é o Índice de Relevância, que mostra o quanto um anúncio está ajudando as pessoas.

Principais formas de anunciar no Facebook Ads

Para definir como será feita a sua campanha no Facebook Ads é necessário saber que tipos de anúncios serão mais impactantes para o seu público-alvo.

Por isso, listamos abaixo os principais modelos que a plataforma oferece. Confira.

Anúncios para atrair tráfego e conversões

Os anúncio mais simples e com menos custo para o usuário são aqueles que ficam expostos na coluna direita da página do Facebook, mas eles costumam ter baixa taxa de cliques.

Também servem para empresas que buscam atrair e converter usuários para seu site, blog, etc no feed de notícias ou na barra lateral das páginas.

Anúncios voltados para a venda ou Lead Ads

Neste formato o usuário pode optar por usar o catálogo de produtos, usar diferentes títulos, chamadas, imagens, vídeos e links, tudo em um único anúncio no feed de notícias do Facebook e também do Instagram.

Outra maneira de anunciar com foco em vender é rastrear e mapear as preferências dos usuários através do formato que usa um pixel inserido em sites, blogs ou plataformas de e-commerce para gerenciar a exibição dos anúncios.

Também é possível criar anúncios como formulários para que os leads (o chamado Lead Ads) sejam gerados com poucas ações assim como exibição exclusiva para smartphones.

Anúncios que geram autoridade

Aquele anúncio que pede para você curtir uma página é o modelo mais popular do Facebook Ads e também o mais eficaz e útil para aumentar o número de “likes” na página do Facebook.

Mas tome cuidado ao pensar só em quantidade, pois a qualidade é sempre mais importante.

Outra forma de mostrar autoridade com os anúncios do Facebook é usar o modelo baseado em imagens que causam impacto positivo e também vídeos, que são cada vez mais aceitos pelos usuários.

Há também opções de texto puro, sem nenhuma imagem ou vídeo, porém menos impactante na maioria das estratégias.

Autoridade também se consegue através dos anúncios de aplicativos mobile, oferecendo o download diretamente na postagem, tanto para smartphones quanto desktops.

Anúncios de eventos ou promoções

Os famosos eventos do facebook também podem virar anúncios.

O Facebook Ads desenvolveu este formato que permite a divulgação de acordo com a região onde será realizado e a distância do usuário para o local do evento.

Já os anúncios de produtos em promoção ou oferta fazem com que o usuário compre pelo anuncio e retire na loja mais perto.

Estatísticas do Facebook Ads

Estatísticas do Facebook

Número de usuários ativos mensais do Facebook em todo o mundo até o 2º trimestre de 2018 (em milhões)

A receita global de publicidade do Facebook em 2017 é de US $ 39,94 bilhões em publicidade, que também é responsável pela grande maioria das receitas do Facebook.

Abaixo reproduzimos dados sobre a receita de publicidade no Facebook disponibilizados neste link publicado pelo site Statista.

O modelo de negócios do Facebook depende de anúncios, já que a maior parte da receita da rede social vem da publicidade.

Em 2017, cerca de 98% da receita global do Facebook foi gerado a partir de publicidade, enquanto apenas cerca de dois por cento foi gerado por pagamentos e outras receitas.

A receita publicitária do Facebook ficou em mais de 39,9 bilhões de dólares em 2017, um novo recorde para a empresa e um aumento significativo em comparação com os anos anteriores.

Por exemplo, a rede social gerou quase sete bilhões de dólares em receita publicitária em 2013, cerca de 10 bilhões a menos do que em 2015.

A receita média do Facebook por usuário também aumentou significativamente no mesmo período, passando de 6,81 dólares em 2013 para 11,96 dólares em 2015. Os EUA e o Canadá são mercados importantes para o Facebook, considerando a receita média por usuário (ARPU) nesses dois países, que está muito acima da média global. O ARPU do Facebook nos EUA e no Canadá foi de 13,54 dólares no último trimestre de 2015, enquanto a média global foi de 3,73 dólares. Na Europa, a receita média do Facebook por usuário foi de 4,5 dólares americanos durante o mesmo período de tempo.

Em termos de segmentos, o celular é a forma de publicidade mais promissora para a empresa. Em 2015, a receita de publicidade móvel do Facebook já representava 77% da receita total de publicidade da rede social. A receita de publicidade móvel do Facebook deve crescer de uma estimativa de 13 bilhões de dólares em 2015 para 60,68 bilhões de dólares até 2021, e impulsionar o crescimento da empresa nos próximos anos.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento