August 2023 Core Update: nova atualização de algoritimo do Google é anunciada

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

O Google anunciou o August 2023 Core Update, atualização focada em melhorar o algoritmo do buscador. A implementação deve chegar ao fim em até duas semanas.

Ontem, dia 22 de agosto, o Google anunciou uma nova atualização do seu algoritmo. Dessa vez, não pegou ninguém de surpresa: o sensor das ferramentas de SEO já apontava, há algumas semanas, a volatilidade da SERP. Só faltava a confirmação do Google de que realmente algo estava acontecendo.

Dessa vez, o buscador também optou por dedicar um episódio inteiro do podcast Search Off The Record sobre as atualizações de sistemas com John Mueller, Danny Sullivan e Martin Splitt. Horas depois, veio o anúncio da atualização de agosto. O último Core Update aconteceu em março, há aproximadamente cinco meses.

É importante destacar que o Core Update afeta todos os sites globalmente, independente do idioma. Além disso, não é possível confirmar o que será melhorado com a atualização, já que não é informado pelo Google, mas sabemos que influencia os fatores de ranqueamento.

O que é Core Update?

Core Update, ou Atualização Principal, são alterações ou melhorias nos algoritmos já existentes do Google. 

Embora o Google esteja constantemente atualizando o seu algoritmo, essas melhorias são implementadas em larga escala e tem potencial de atingir muitos sites ao redor da Web, independente do idioma.

Por este motivo, o Google sempre faz questão de anunciar quando um Core Update está no ar, pois dependendo do que foi atualizado no algoritmo, sites e páginas podem perder ou ganhar tráfego orgânico. Assim, ao mesmo tempo que atualizações sempre são esperadas, também são temidas por muitos profissionais de SEO.

Qual a diferença entre um novo algoritmo e atualização de algoritmo?

Em novembro de 2022, o Google anunciou o seu Guia de Sistemas de Classificações para unificar o conhecimento compartilhado durante os últimos anos sobre a Pesquisa Google. Neste guia, a empresa trouxe um ponto muito importante: a diferença entre novo algoritmo (também podemos chamar de “sistema”) e atualização de algoritmo.

Mas o que significam esses termos? O termo “sistema” se refere a um novo fator de ranqueamento da SERP, como o BERT, PageRank, Page Experience e Helpful Content System, por exemplo. Por outro lado, a atualização de algoritmo (Core Update) é uma melhoria ao que já existe entre os fatores avaliados pelo Google.

No episódio do Search Off The Recored, Danny Sullivan afirma:

“Quando falamos sobre uma atualização, significa que um sistema (algoritmo) específico foi revisado e melhorado de uma maneira que acreditamos que proporcionará melhores resultados.”

Como a atualização de agosto vai impactar os sites?

Não é possível afirmar exatamente quais serão os impactos a partir da atualização de agosto. Isso porque o próprio Google não expõe essa informação, sabemos apenas que trará melhorias ao algoritmo.

No entanto, recentemente houveram algumas mudanças e novidades no mecanismo de busca que podem, de alguma forma, ter relação com o August 2023 Core Update. Mas são apenas hipóteses, tá? 

SGE

Search Generative Engine (SGE) é um novo recurso do Google que utiliza a inteligência artificial generativa para resumir os resultados de busca, fornecendo ao usuário uma melhor experiência na SERP.

O SGE está em desenvolvimento e disponível apenas nos EUA. O impacto da IA generativa no SEO ainda é incerto, mas com certeza sua chegada vai mudar um pouco a forma como trabalhamos com o buscador e produzimos conteúdo na Internet.

FAQs e How To

Há duas semanas, o Google anunciou que está reduzindo a visibilidade de FAQPages e limitando os resultados de How-To para desktops. 

O objetivo da mudança é fornecer uma experiência de pesquisa mais limpa e consistente para o usuário, já que FAQs nem sempre são fáceis de entender, enquanto How-To não são tão relevantes para dispositivos móveis, segundo o Google.

Muitos profissionais de SEO já vinham sentindo (me incluo nessa) a diminuição de FAQs na SERP, o que consequentemente impactou bastante no tráfego orgânico. Agora é oficial: FAQs apenas para sites governamentais e de saúde.

Topic Authority

O Topic Authority, ou “Autoridade no Assunto” como traduzido pelo Google, é um recurso que visa melhorar a relevância dos resultados de pesquisa para as News (notícias). Basicamente, ela determina a expertise e confiabilidade de um site de notícias em um determinado tópico.

Ou seja, sites de notícias com maior Topic Authority serão mais propensos a aparecer entre os primeiros resultados. Ele leva em consideração a qualidade do conteúdo do site, a quantidade de tráfego e número de outras fontes que o citam (os famosos backlinks).

Conteúdo útil e original

Em 2022, o Google implementou um novo sistema, o Helpful Content, que reforçou a importância de construir conteúdos focados em satisfazer os usuários. Assim, o sistema tem como objetivo garantir que os usuários encontrem os resultados mais úteis e relevantes possíveis na busca.

Como fatores do sistema, podemos citar a qualidade do conteúdo, relevância para a busca e a quantidade de outras pessoas que acharam o conteúdo útil.

O que fazer se meu site for afetado pelo August 2023 Core Update?

Percebeu que o tráfego do seu site foi afetado durante ou depois do August 2023 Core Update? A primeira dica é não se desesperar! 

Conforme os documentos do Google, sites que perderam grandes atualizações não violaram nenhuma das diretrizes do mecanismo de busca, apenas perderam espaço para páginas melhores e mais satisfatórias aos usuários. Este cenário é diferente da atualização de um sistema específico, como o Link Spam Update.

Por isso, a orientação do Google é avaliar as páginas do seu site que tiveram posicionamentos perdidos para entender o que pode ter acontecido. Neste momento, você deve analisar a qualidade do seu conteúdo fazendo perguntas como:

  • As informações, relatos, pesquisas e análises presentes aqui são originais?
  • O conteúdo apresenta informações relevantes sobre o tema?
  • Você copiou ou reescreveu a partir de outro texto, ou o conteúdo é de autoria própria?
  • O conteúdo é bem escrito e não apresenta erros de ortografia?
  • Quando comparado a outros conteúdos da SERP, o seu se sobressai?
  • O conteúdo foi escrito para mecanismos de busca ou para pessoas?
  • A página tem muitos anúncios, tornando a experiência do usuário negativa?
  • A página funciona bem em dispositivos móveis?
  • O conteúdo da página foi produzido em massa ou está espalhado em muitos sites?
  • A fonte de autoria do texto é confiável?
  • O conteúdo é escrito por especialistas ou pessoas que conhecem bem o tema?
  • Os dados contidos no conteúdo podem ser facilmente checados?

Além disso, avaliar questões relacionadas ao E-E-A-T são essenciais, principalmente se o seu site estiver na categoria YMYL (Your Money Your Life).

Em relação ao tempo para se recuperar de um Core Update, o Google afirma que em alguns casos a classificação dos conteúdos afetados só melhore após um novo Core Update, isso se os ajustes necessários forem implementados.

Considerações finais sobre o August 2023 Core Update

Como disse no início, no Search Off The Record da semana os especialistas do Google falaram sobre atualizações de sistemas. No episódio, eles reforçaram a importância das atualizações e que, acredite se quiser, elas nem sempre são importantes para o seu site — afinal, essas atualizações são globais.

Já sobre quedas de posicionamento após um Core Update, Danny Sullivan foi claro:

“Se você percebeu uma mudança depois que um sistema foi lançado ou uma atualização realizada, então isso provavelmente é um sinal de que talvez você não esteja tão alinhado quanto deveria com o que esses sistemas estão buscando — com o que o Google geralmente tenta buscar. Então, reveja este conselho, e talvez isso te ajude a se alinhar com esses sistemas.”

Outro ponto que eu gostaria de ressaltar do podcast é a ênfase dada ao conteúdo útil. Durante o episódio, os especialistas trouxeram alguns incômodos em relação aos profissionais de SEO que buscam apenas ser relevantes para o Google, e não para o usuário. Em apenas uma frase, Danny Sullivan resumiu o que muitos SEOs não fazem, mas deveriam:

“Apenas se coloque no lugar de alguém que chega aquele conteúdo e pense no que essa pessoa estará pensando.”

Os últimos Core Updates do Google

O último Core Update aconteceu há cerca de cinco meses e ficou conhecido como March 2023 Core Update.  Já em 2022, tivemos o September Core Update e May 2022 Core Update.

Em 2021, foram lançados três Core Updates em 2021: November 2021 Core Update, July 2021 Core Update e June 2021 Core Update, assim como em 2020, onde também houveram três grandes mudanças: December 2020 Core Update, May 2020 Core Update e January 2020 Core Update.

Agora, em relação aos efeitos do August 2023 Core Update… Veremos em algumas semanas!

Referências do conteúdo

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.