Glossário de SEO: o que é cada um dos termos que você precisa saber!

Rafaella Paim
Rafaella Paim

Para além de ser uma disciplina de conhecimentos inesgotáveis, SEO, como qualquer universo especializado, tem seu próprio conjunto de definições. Por isso, preparamos este Glossário de SEO com mais de 70 termos que você provavelmente ouvirá e com certeza precisará compreendê-los durante sua carreira em SEO. Boa leitura!

A

Acima da dobra

“Acima da dobra” faz referência ao conteúdo que aparece em uma página antes que o usuário role a mesma. Em 2012, o Google criou o Algoritmo de Layout de Página que tinha como objetivo penalizar os sites com muitos anúncios nesse espaço.

Algoritmo

São os algoritmos que garantem que você encontre o que você precisa dentro do Google: eles fazem parte dos sistemas de classificação do Google que são projetados para organizar centenas de bilhões de páginas da Web e outros tipos de conteúdo no índice da Busca e oferecer resultados mais relevantes e úteis em frações de segundos.

Para fornecer as informações mais úteis, portanto, os algoritmos da Pesquisa analisam vários fatores, inclusive palavras da consulta, relevância e usabilidade das páginas. 

Anchor Text

Texto âncora são os termos clicáveis de um link que têm como objetivo fornecer um contexto para os usuários e mecanismos de pesquisa sobre o que é a página ao que está vinculado.

Alt Text

O texto alternativo é uma tag inserida no HTML que tem como finalidade descrever uma imagem. Além de auxiliar na indexação da página, a tag facilita a acessibilidade às pessoas com deficiências visuais.

Autoridade de Página e de Domínio

A combinação de fatores que os mecanismos de buscas utilizam para avaliar e classificar uma página da Web. O mesmo vale para domínio.

Accelerated Mobile Pages (AMP)

AMP é uma estrutura HTML de código aberto que pode ser usada na criação de sites, matérias, e-mails e anúncios e que tem como foco a experiência do usuário.

Arquitetura da Informação

Arquitetura da Informação é a prática de decidir como organizar as partes de um sistema de forma que este seja compreensível. Tem como objetivo influenciar positivamente na experiência do usuário para que ele busque e encontre informações necessárias para executar sua tarefa.

A Arquitetura da Informação e o SEO compartilham metas e objetivos comuns: enquanto o primeiro tende a olhar para essas tarefas a partir de uma perspectiva mais humana – por exemplo, como os usuários organizam as informações – o SEO geralmente analisa a navegação, links internos, nomenclaturas de URL, entre outros, a partir de uma perspectiva mais técnica.

B

Backlinks são links posicionados estrategicamente em um texto que tem como finalidade levar o usuário até uma página que tenha relação e relevância com o que ele está lendo.

Baidu

Um dos maiores motores de busca do mundo e o mais acessado na República Popular da China, ultrapassando, inclusive, o Google e o Yahoo.

Bing

Microsoft Bing é o motor de pesquisa da Microsoft, lançado em junho de 2009 para substituir o Microsoft Live Search.

Black Hat

Conjunto de estratégias de SEO com o objetivo de alcançar maiores posições na SERP de forma rápida, mas que vão contra as diretrizes do Google Search Essentials.

Bounce Rate (Taxa de Rejeição)

A Taxa de Rejeição é a porcentagem de visitantes que acessam uma página e saem sem interagir com o conteúdo ou sem acessar novas páginas do site, gerando apenas uma visualização de página.

Breadcrumb

É a navegação estrutural de uma página que indica a posição dela na hierarquia do site e pode ajudar os usuários e os mecanismos de busca a entender o explorar o conteúdo de maneira eficaz.

C

Cache

Um local de armazenamento que armazena dados temporariamente para ajudar sites, aplicativos e navegadores a carregarem mais rapidamente.

Canonical URL

Uma URL canônica é uma URL da página que o Google considera a mais representativa de um conjunto de páginas duplicadas em um site. As páginas não precisam ser completamente idênticas (por exemplo, classificação por preço ou filtragem por cor).

Crawler

Termo genérico para qualquer programa usado para descobrir e examinar sites de forma automática seguindo links entre as páginas da Web.

Crawl Budget

Representa o tempo que o robô do Google – o Googlebot – passa rastreando as páginas de um site.

Core Update

Nome dado às grande atualizações realizadas ao longo de cada ano no algoritmo principal. São elas que geram mudanças mais bruscas nos resultados orgânicos de diversos sites.

Core Web Vitals

Diretrizes do Google que tem como finalizdade fornecer orientação em relação à sinais de qualidade essenciais que visam proporcionar uma ótima experiência ao usuário na Web, como o tempo de carregamento do maior elemento da página (LCP).

D

Disavow

Se por algum motivo o seu perfil receber links com spam ou de baixa qualidade que possam estar prejudicando a sua classificação no Google, você pode utilizar a ferramenta Disavow do Google para dizer ao buscador para ignorar esses links.

Do-follow

Links do-follow são aqueles que permitem que o Google e outros buscadores apontem de volta o seu site – o que fortalece a sua autoridade perante os buscadores.

DuckDuckGo

DuckDuckGo é um buscador criado em 2008 com foco na privacidade do usuário. A premissa é tão forte no mecanismo que não há a personalização de pesquisa, como ocorre no Google, por exemplo.

E

E-A-T – Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness (Especialidade, Autoridade e Confiabilidade)

O E-A-T representa fatores que o Google utiliza para determinar a qualidade de um conteúdo.

Evergreen

Um conteúdo evergreen é feito de maneira pertinente e sem prazo de validade.

F

Conhecidos também como trechos em destaque ou posição zero, são pré-visualizações que o Google mostra de acordo com a busca dos usuários, de maneira a encontrar respostas de forma mais rápida e eficiente.

Fatores de ranqueamento

Variáveis que o Google utilizar para classificar, organicamente, os sites em melhores posições.

G

Googlebot

O sistema de rastreamento que o Google utiliza para encontrar e acrescentar novas páginas na Web em seu Índice.

Google Search Console – Webmaster Tools

Uma ferramenta gratuita do Google que permite monitorar como um site está performando nas páginas de resultados.

Google Analytics

Uma ferramenta gratuita do Google que pode ser usada para monitorar o tráfego de aquisição, o comportamento da audiência, a performance das páginas e muitas outras variáveis.

Google Hummingbird

Atualização de algoritmo lançada em 2013 pelo Google, focada em mostrar os melhores resultados relacionados a pesquisas conversacionais e buscas semânticas. 

Nesta atualização, o algoritmo se torna mais inteligente em relação à linguagem, nas formas como falamos e nos expressamos.

Google Panda 

Atualização lançada pelo Google em 2011 e considerada um divisor de águas, já que o buscador rebaixou sites com conteúdo de baixa qualidade. Somente no início, o Panda afetou cerca de 12% das buscas mundiais.

A partir desta atualização, foram excluídas páginas que tivessem práticas como:

  • Conteúdo duplicado ou copiado;
  • Keyword Stuffing;
  • Textos gerados automaticamente;
  • Páginas com pouquíssimos ou nenhum conteúdo.

Google Penguin 

Concebido com o intuito de complementar a atualização Panda, o Penguin focou, principalmente, em rebaixar sites com prática de compras de links.

Eram dois os principais gatilhos para atuação e rebaixamento:

  • Esquema de links: links vindos de fora do nicho, sem nenhuma ligação com o site em questão e links de baixa qualidade;
  • Keyword stuffing: conteúdo com muitas palavras-chave só para ranquear.

Google RankBrain

Algoritmo que passou a considerar o mesmo peso para links e conteúdos na prioridade de ranqueamento.

H

Heading Tags

As Heading Tags (H1 – H6) separam o conteúdo em seções no HTML da página, com base na hierarquia da informação, sendo H1 a mais importante e a H6 a menos importante.

HTML

HTML é uma linguagem de marcação de textos responsável por definir na estrutura da página as tags que dizem para os navegadores como mostrar o site e o que significa cada uma das informações daquele site.

Essas tags definem título, cabeçalho e os blocos de conteúdo. São de extrema importância em SEO, pois são através delas que o Google entende a hierarquia do site e interpreta os conteúdos.

Hub Page

Um recurso central, como uma página ou artigo, dedicado a uma palavra-chave específica que é continuamente atualizado e vinculado por outras páginas do site.

Head Tail

Palavras-chave curtas, com uma ou duas palavras, que generalizam um tema. São palavras que abrangem uma quantidade enorme de público e com um grande volume de busca.

I

Indexação

O mecanismo de busca acessa as páginas que rastretou e tenta analisar o conteúdo de cada uma delas. Neste processo, são analisados o conteúdo, as imagens e os arquivos de vídeo da página, na tentativa de identificar sobre o que ela trata. 

Essas informações ficam registradas no Índice do Google, um grande banco de dados onde ficam contidas as informações da Web.

K

Keyword (Palavra-chave)

Keywords são palavras-chave, ou seja, termos inseridos pelos usuários nos mecanismos de pesquisa para encontrar informações.

Keyword Stuffing

Conteúdo ou página contendo a mesma palavra-chave – ou termos do mesmo campo semântico – muitas vezes para tentar manipular a classificação na SERP.

L

Link Building é a construção de links externos para o site, de forma a aumentar as referências do mesmo.

Lins externos são links que ligam um site a outro.

São links que ajudam o usuário a navegar de uma página a outra em um mesmo site. Fazer uma boa linkagem gera fluidez na navegação dos usuários e dos bots no site.

Long Tail

Palavras-chave específicas, com mais de três termos, com baixo volume de busca e alta probabilidade de conversão.

Local SEO

Local SEO é o processo de otimização para destacar um negócio nas pesquisas locais, a partir do uso da geolocalização (Google Mpas, por exemplo).

M

Meta Description

É uma marcação no header do HTML da página com o objetivo de passar aos buscadores um resumo do site para que seja mostrado na SERP.

Meta Tags

As meta tags são implementadas no HTML das páginas, na área Head do site, (entre as tags <head> e </head>) e servem para informar aos mecanismos de pesquisa informações importantes sobre a página, como o título e a meta descrição.

N

NoIndex Tag

Tag usada no código fonte da página para impedir que os mecanismos de pesquisa indexem essa mesma página.

NoFollow Attribute

Links contendo a tag rel=“nofollow” dizem aos mecanismos de busca para não ter um apontamento de volta. Ou seja, links com esta tag não influenciam as classificações nos buscadores.

O

Off-Page SEO

SEO off-page é o conjunto de estratégias feitas fora do site que tem como objetivo melhorar a classificação nas páginas de resultados de busca a partir do aumento da relevância e autoridade desse mesmo domínio.

On-Page SEO

SEO on-page é a otimização de elementos dentro de um site para obter uma classificação mais alta na SERP e, consequentemente, gerar tráfego mais relevante. Em outras palavras, SEO on-page é a otimização do conteúdo e do código-fonte HTML de uma determinada página da Web. 

P

Penalidade do buscador

Quando um site é penalizado pelo Google, quer dizer que o algoritmo do buscador puniu um site que oferecia conteúdos de má-qualidade e/ou que utilizavam práticas de black hat.

People Also Ask (As Pessoas Também Perguntam)

Recurso do Google que tem como finalidade complementar a busca do usuário indicando assuntos mais aprofundados sobre o tema buscado.

Página Órfã

Página de um site que não tenha link internos apontando para ela

R

Rastreamento

Processo de descobrimento em que o mecanismo de busca envia um time de robôs – chamados de spiders – para encontrar novos conteúdos ou conteúdos que foram atualizados. Por conteúdo entende-se formatos variados como uma página, imagem, vídeo e assim por diante.

Robots.txt

Um arquivo robots.txt informa aos rastreadores quais URLs podem ser acessadas no site. Esse recurso é usado principalmente para evitar a sobrecarga do site com solicitações e não funciona como um mecanismo para manter uma página da Web fora dos resultados da pesquisa do Google.

Rich Results

Também conhecido como rich card ou rich snippet, é a forma como os dados estruturados são exibidos na SERP. Este é um tipo de resultado aprimorado que conta com mais recursos visuais ou interativos. 

S

SEO

Search Engine Optimization (SEO) é o ato de otimizar um site em sua completude, focando em todos os aspectos do projeto e conectando várias áreas do negócio.

Schema Markup (Marcação de Esquema)

O schema, ou schema.org, é uma colaboração pública entre várias organizações diferentes para criar um vocabulário compartilhado para descrever dados. Normalmente as marcações de schema são usadas para, entre diversas possibilidades, indicar:

  • Avaliações e comentários;
  • Eventos;
  • Organizações;
  • Pessoas.

SERP 

Abreviação de Search Engine Result Page e, traduzindo o termo, significa Página de Resultados dos Mecanismos de Pesquisa.

Na SERP, são diversos os recursos de exibição para os resultados da pesquisa Google. O aspecto deles muda ao logo do tempo e pode ser exibido de maneiras diferentes, dependendo do dispositivo usado, país e outros fatores.

Sitemap 

Sitemaps são arquivos usados para fornecer informações sobre páginas, vídeos e outros arquivos do site e indicar a relação entre eles. Os mecanismos de pesquisa, como o Google, leem esses arquivos para rastrear o site com mais eficiência.

SERP Features 

Qualquer resultado da SERP que não seja um resultado orgânico. As SERP features mais comuns são:

  • Rich Results;
  • Painel de conhecimento;
  • Posição zero.

Share of Voice

Uma métrica que compara a fatia de participação de um negócio dentro de um mercado em relação à concorrência.

Subdomínio

É uma ramificação de um domínio principal, que se diferencia pela adição de um outro nome, além do nome do domínio.

Slug de URL

Slug é todo o conteúdo da URL que vem depois do domínio de um site no WordPress e que faz referência a uma página específica. Exemplo: www.conversion.com.br/blog/glossario-de-seo

T

Taxonomia

É a organização e categorização de um site para auxiliar na localização de um conteúdo dentro do site e ajudar os usuários a concluírem as tarefas desejadas no site.

Title Tag

Assim como a meta descrição, a title tag é uma marcação no HTML da página que tem como finalidade passar aos buscadores um resumo do site para que seja mostrado na SERP.

Tráfego

A movimentação dos usuários pelas páginas na Web.

U

Usabilidade

Termo utilizado para definir a facilidade com que um sistema pode conduzir um usuário a concluir seus objetivos com eficácia em uma experiência de produto, serviço ou interface.

User Experience (UX)

Trata da forma como os usuários interagem com o produto ou serviço de uma empresa, como como com seus canais durante sua jornada de decisão de compra.

W

White Hat

Conjunto de estratégias de SEO com o objetivo de alcançar maiores posições na SERP que seguem as diretrizes do Google.

WordPress

Um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) utilizado para administrar sites, blogs, portais de notícias e outros tipos de páginas.

X

XML

Linguagem de marcação que os buscadores utilizam para entender os dados de um site.

Y

YMYL (Your Money, Your Life)

De acordo com o Google, qualquer página contendo conteúdo que possa interferir na saúde, felicidade,segurança ou estabilidade financeira de alguém, é considerada uma página YMYL.

Números

Status 2xx

Código de status ou HTTP status code que o servidor obteve sucesso em sua solicitação e

de acesso a uma página ou recurso desejado.

Redirect 301

Código de resposta que indica aos mecanismos de busca que a URL do recurso requerido mudou permanentemente. Neste caso, o usuário é levado a uma nova URL.

Redirect 302

Código de resposta que indica aos mecanismos de busca que a URL do recurso requerido mudou temporariamente. Neste caso, o usuário é levado a uma nova URL.

Status 4xx

Códigos de status HTTP indicando que o servidor não conseguiu encontrar a página ou recurso desejado.

Status 5xx

Código enviado pelo servidor indicando que houve um problema com o servidor.

Escrito por Rafaella Paim

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Escrito por Rafaella Paim

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